Copywriting: Seu conteúdo está otimizado para vender ao seu cliente ou concorrente?

Não quer ler nosso post neste momento? Que tal escutá-lo então! Gravamos esse áudio pensando em você. Curtiu?

Definição de Copywriting:

Traduzido do inglês-Copywriting é o ato de escrever texto para fins publicitários ou outras formas de marketing. O produto, chamado copy, é um conteúdo escrito que visa aumentar o reconhecimento da marca e, finalmente, persuadir uma pessoa ou grupo a realizar uma determinada ação. (Tradução da Wikipedia versão inglês).

Otimize seu conteúdo para vender ao seu cliente e não ao seu concorrente!

Ultimamente tenho pensado muito neste tópico - Como otimizar conteúdo para website corporativo que ajude a impulsionar vendas de uma forma eficiente?


Sei que muitos dos negócios de hoje em dia são técnicos demais, mas é obrigação do empreendedor, chegar o mais perto possível do seu prospecto, com clareza e objetividade em seus materiais e mídias, para que possa reduzir o máximo possível o processo entre a prospecção e fechamento de vendas.


Temos que ser mais simples como Steve Jobs em seus discursos… Você sabia que cada discurso de Jobs era tão objetivo e claro que uma criança poderia entender o que ele dizia sobre a tecnologia proposta? Então, temos que ser diretos ao ponto e simplificar no momento da venda, ajudando a eliminar o fator dúvida na hora da contratação.


Mas infelizmente não é assim que as coisas acontecem no mundo dos negócios.


Muitas empresas estão mais preocupadas em escrever seus conteúdos institucionais de uma forma tão técnica que acaba reduzindo a eficiência no momento de fechar um novo cliente. Entendo que muitos gestores se preocupam em mostrar que suas empresas são especialistas no assunto, ao invés de vender seus serviços ou produtos para quem interessa. Foi refletindo sobre este ponto, depois de ter analisado vários websites corporativos, que cheguei a conclusão…


“Muitas de nossas empresas, escrevem seus conteúdos institucionais para seus concorrentes e não para seus possíveis consumidores!”


Sim, isso mesmo… Muitas empresas que contam com um website institucional, não estão focadas em vender, mas sim em mostrar autoridade de uma forma menos eficiente para alavancar suas vendas. Me parece que estão mais preocupados em pensar que um possível concorrente irá ler seu material e julgá-lo pelo conteúdo, ao invés de fazer o que a empresa  foi criada para fazer, vender e dar lucro.

Conteúdos escritos cheios de jargões, somente para impressionar alguns concorrentes não geram vendas!


Então preocupe-se em escrever efetivamente e seja vendedor em suas palavras!


Não falo que todos fazem isso, mas garanto que uma grande porcentagem de cada setor comete esse erro em comum. Posso falar por experiência própria, quando comecei a empreender, era muito focado em mostrar que entendia do assunto, ao invés de escrever em um formato fácil para que meu prospecto pudesse contratar meus serviços sem questionamentos.


Sei que pensar em ser “vendedor” ao invés de diretor ou outro cargo em sua empresa, possa ser intimidador para muitos, suponho que possa ser também uma idéia fixa como; “Não sei vender!” - O que sabemos que não é uma verdade, pois vender é uma ciência, ao contrário que muitos acreditam em ser uma habilidade natural, somente encontrada em seletos grupos de vendedores. Bom, se você ainda não sabe, então serei direto ao ponto… Todos podemos aprender a vender! Isso mesmo e seu website corporativo é um bom inicio para treinar seu “Pitch do Elevador”.


Ter o conteúdo de seu site focado em realizar vendas não custa muito, o melhor, você pode ajustar o conteúdo de seu site o quanto for necessário, tornando-o cada vez mais eficiente, ao ponto de que seu site venda seus serviços sozinho.


Afinal de contas, Copywriting é vender de forma impressa ou escrita.


Para que isso seja possível, temos que seguir uma fórmula básica e estruturada da seguinte forma:


  1. Conhecer muito bem seu público. Por isso é imprescindível fazer estudos de mercado para criar personas ideais para seu negócio, pois, sua conversa tem que ser direcionada para quem quer ouvir.
  2. Sua escrita tem que ser direta ao ponto e simples de entender. Fazendo com que seu público sinta a conexão. Na cópia de vendas, seu prospecto tem que sentir que você está falando somente com ele. A redução de palavras técnicas ajudam muito na interpretação da mensagem a ser passada.
  3. Sua oferta tem que ser irresistível. Sim, ao ler seu texto, seu prospecto tem que sentir vontade de tirar o cartão de crédito do bolso e comprar naquele mesmo momento.


Simples assim!


Então, analise seu material e coloque-se no lugar de uma pessoa que não entende da parte técnica do seu serviço, mas que poderia ser um cliente em potencial para sua empresa.

Aproveite que o website de sua empresa pode ser atualizado e teste seu conteúdo. Não tenha medo de errar, ajustar faz parte!

No momento que seu site estiver bem otimizado, o resultado começa a dar bons frutos.


Bons negócios!

Quer saber como crescer sua empresa online?

É só entrar em contato!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
gr8midia
gr8midia

Ágata Yamashiro

Editora-Chefe e fundadora do Des1gn ON. Com 9 anos na área do design, atualmente atua como UX / Visual Designer, tendo já trabalhado em áreas como branding, packaging e editoração. Sua inspiração é ajudar outros criativos, e que consequentemente todos criativos se ajudem.

Marcelo Burgos

Marcelo é Pós Graduado no MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUCRS, cursou o Mestrado (MFA) em Mídia Design pela Universidade Full Sail na Flórida é Bacharel em Arte Digital e Design pela Universidade de Long Island em Nova Iorque. Também é Licenciado em Video Game & Web Design pela faculdade Katharine Gibbs School - Nova Iorque (Atualmente Sanford-Brown Institute) e Especialista em Inbound Marketing.

Leia também!

Click aqui e confira nossas postagens...